Em Porto Moniz...

"Aqui, entre vós, encontrei o tempo discreto para, perante mim, cumprir o caminho, fugir dos atalhos e chegar ao fim destas palavras" - António Manuel Ribeiro

22.4.07

Truticultura "Água do Vento"

Esta exploração de trutas existente no Chão da Ribeira, teve o seu início em 1983, depois do dono e fundador desta exploração ter visitado explorações semelhantes na Venzuela, quando esteve emigrado nesse país. Nesta exploração existem três raças de trutas:
- Arco-íris, sendo as mais comuns e as mais escuras;
- Raça Europeia, idênticas às arco - íris mas mais acastanhadas;
- Truta Dourada ou Truta amaralea, sendo a espécie mais recente e a última a ser descoberta em Portugal, em 2003, e é que mais desperta o interesse dos visitantes desta truticultura.
Esta espécie foi descoberta há 60 anos atrás, por volta de 1946, nos Estado Unidos da América. Esta raça das trutas douradas pode ser considerada rara, visto que existem poucos casos em que foi vista por seres humanos no estado selvagem. Uma das possíveis razões para o seu desconhecimento, pode ser o facto de que na altura da desova, no estado selvagem, as trutas tem que subir o rio para fazer a desova, e aquando dessa subida são mais fáceis de serem detectadas pelos ursos, devido a sua cor dourada. A altura da desova nesta exploração ocorre entre Dezembro e fins de Janeiro, visto em Portugal, esta ser a época do ano considerada mais fria, sendo a época mais propícia para a desova.
Vale a pena visitar esta truticultura, não só para poder apreciar estas espécies mas também pelo espaço onde esta exploração está instalada - Floresta Laurissilva!